MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
A concretagem é a fase final de um processo de elaboração de elementos de infraestrutura e superestrutura, e em geral a mais importante. Considere sobre concretagem.
I) A concretagem somente pode ser liberada para execução depois de verificado se as fôrmas estão consolidadas e limpas, se as armaduras estão corretamente dispostas e se as instalações embutidas estão devidamente posicionadas.
II) Na concretagem, nas etapas de lançamento, adensamento e cura do concreto é extremamente importante a presença do engenheiro na obra. São etapas que comprometem totalmente a qualidade do concreto.
III) Possíveis erros cometidos na concretagem geralmente acarretam grandes prejuízos futuros. A necessidade de correção das patologias ocorridas nas estruturas provocadas por falta de cuidados na fase de concretagem implicará em perda da reputação e de dinheiro para o profissional e construtora responsáveis.
IV) Depois que o concreto passou pela dosagem e mistura na concreteira, está garantida a qualidade, podendo concretar tranquilamente.
V) Caso ocorra algum erro na concretagem, como um mau adensamento, é fácil fazer a correção. É só esperar o concreto endurecer e cobrir o defeito com uma argamassa simples.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
Os ___________________ são muito resistentes à corrosão química e têm um coeficiente de expansão térmica baixo, um terço do coeficiente do vidro de soda-cal (ainda que seis vezes o da sílica fundida). Esta família de vidros tem uma enorme gama de usos: utensílios domésticos (Pyrex) e de laboratórios, lâmpadas e ainda é usado em vidros resistentes ao fogo aumentando a resistência ao impacto e baixando o coeficiente de expansão.
A alternativa que completa corretamente o parágrafo acima é:
Vidros de Borossilicato
Vidros de Sílica fundida ou Quartzo
Vidros com Lâminas (Impressos)
Vidros de silicato de alumínio
Vidros de Chumbo
A seguir um trecho do artigo técnico do Centro Técnico de Elaboração do Vidro da Saint-Gobain: “As propriedades dos materiais são ditadas pelo tipo de ligações interatômicas, pela microestrutura e pelos defeitos. Devido à vastíssima, quase infinita, faixa de composição química dos vidros, onde a maioria dos elementos da tabela periódica pode ser incorporada, estes apresentam uma ampla variação de propriedades mecânicas, óticas, térmicas, elétricas e químicas. As cerâmicas (materiais cristalinos) também englobam uma vasta faixa de propriedades, e até nossa intuição pode falhar em distinguir um vidro de uma cerâmica. Várias cerâmicas são transparentes e vários vidros são opacos! Somente técnicas experimentais avançadas, como a difração de raios-X, podem realmente diferenciar vidros de cerâmicas?” Em relação ao vidro, considere as afirmações.
I) O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolante.
II) Para reduzir a solubilidade dos vidros de silicatos alcalinos mantendo-se a facilidade de fusão, são incluídos na composição, fluxos estabilizantes no lugar de fluxos alcalinos. O óxido estabilizante mais utilizado é o de cálcio, muitas vezes junto com óxido de magnésio. Estes vidros são comumente chamados de sodo-cálcicos. Eles compreendem, de longe, a família de vidros mais antiga e largamente utilizada. Vidros sodo-cálcicos foram usados pelos antigos egípcios, enquanto hoje em dia constituem a maior parte das garrafas, frascos, potes, janelas, bulbos e tubos de lâmpadas.
III) Os componentes do vidro são a sílica (SiO2) que é a matéria prima básica (areia) com função vitrificante, o potássio (K2O), a alumina (Al2O3) que aumenta a resistência mecânica, o sódio (Na2SO4), o magnésio (MgO) que garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica e o cálcio (CaO) que proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
IV) Um dos principais vidros óxidos é o de borossilicato que tem baixa expansão, boa resistência ao choque térmico e tem uso na indústria química.
V) Um dos principais vidros óxidos é o plúmbico ou de chumbo, que é fundido facilmente, tem boas propriedades elétricas e é usado em lentes e vidros “cristal”.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I e II estão corretas;
As afirmações II, III, V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e IV estão corretas;
As afirmações I, III e IV estão corretas;
Para efeito da dosagem inicial, o modo como pretende conduzir a dosagem, de acordo com o qual será fixado o desvio padrão Sd por um determinado critério. Analise as seguintes condições sobre o desvio padrão.
I) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, todos os materiais forem medidos em peso e houver medidor de água, corrigindo-se as quantidades de agregados miúdos e de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, e houver garantia de manutenção, no decorrer da obra, da homogeneidade dos materiais a serem empregados, Sd = 4,0 MPa.
II) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 5,5 MPa.
III) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 7,0 MPa.
IV) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 7,0 MPa.
V) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 4,0 MPa.
Quanto às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
As afirmações II, III e V estão corretas;
As afirmações I, II, III e IV estão corretas;
Tendo relevante desempenho na aquisição de um concreto aplicável às suas finalidades, a água de amassamento busca especial cautela no que diz respeito a qualidade. Assim, considere sobre a qualidade da água utilizada para a fabricação do concreto.
I) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água precária prejudicando a qualidade do concreto, por outro lado para o consumo a água não é imprópria.
II) A adequação da água à fabricação do concreto algumas especificações demandam apenas que ela seja limpa e independente de substâncias deletérias.
III) Se a água não deriva de fonte de qualidade legitimada devem passar por ensaios comparativos de resistência que irá verificar a compressão em corpos de argamassa ou de concreto.
IV) A possibilidade de uma água ser ou não utilizada como água de amassamento está acondicionada a duas questões fundamentais, como quais as impurezas que, carregadas pela água, afetam negativamente o concreto, e qual o teor máximo permissível de impurezas.
V) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água adequada para o uso e com a qualidade do concreto, pois lado para o consumo a água não é imprópria.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As substâncias localizadas nas águas naturais, são formadas predominantemente por sais, dos quais se manifestam pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
Apenas a afirmação V está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Aditivos na construção civil tem por definição, todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Assim, pode-se considerar sobre os aditivos.
I) Podem aumentar a plasticidade ou a trabalhabilidade do concreto.
II) Podem reduzir o consumo de cimento.
III) Podem alterar, acelerando ou retardando o tempo de pega do concreto ou argamassa.
IV) Podem aumentar a durabilidade inibindo a corrosão de armaduras, neutralizar as reações álcali-agregados.
V) Podem reduzir o efeito do ataque por sulfatos e podem ainda diminuir a permeabilidade.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
As afirmações I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
Os ___________________ são muito resistentes à corrosão química e têm um coeficiente de expansão térmica baixo, um terço do coeficiente do vidro de soda-cal (ainda que seis vezes o da sílica fundida). Esta família de vidros tem uma enorme gama de usos: utensílios domésticos (Pyrex) e de laboratórios, lâmpadas e ainda é usado em vidros resistentes ao fogo aumentando a resistência ao impacto e baixando o coeficiente de expansão.
A alternativa que completa corretamente o parágrafo acima é:
Vidros de Borossilicato
Vidros de Sílica fundida ou Quartzo
Vidros com Lâminas (Impressos)
Vidros de silicato de alumínio
Vidros de Chumbo
A seguir um trecho do artigo técnico do Centro Técnico de Elaboração do Vidro da Saint-Gobain: “As propriedades dos materiais são ditadas pelo tipo de ligações interatômicas, pela microestrutura e pelos defeitos. Devido à vastíssima, quase infinita, faixa de composição química dos vidros, onde a maioria dos elementos da tabela periódica pode ser incorporada, estes apresentam uma ampla variação de propriedades mecânicas, óticas, térmicas, elétricas e químicas. As cerâmicas (materiais cristalinos) também englobam uma vasta faixa de propriedades, e até nossa intuição pode falhar em distinguir um vidro de uma cerâmica. Várias cerâmicas são transparentes e vários vidros são opacos! Somente técnicas experimentais avançadas, como a difração de raios-X, podem realmente diferenciar vidros de cerâmicas?” Em relação ao vidro, considere as afirmações.
I) O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolante.
II) Para reduzir a solubilidade dos vidros de silicatos alcalinos mantendo-se a facilidade de fusão, são incluídos na composição, fluxos estabilizantes no lugar de fluxos alcalinos. O óxido estabilizante mais utilizado é o de cálcio, muitas vezes junto com óxido de magnésio. Estes vidros são comumente chamados de sodo-cálcicos. Eles compreendem, de longe, a família de vidros mais antiga e largamente utilizada. Vidros sodo-cálcicos foram usados pelos antigos egípcios, enquanto hoje em dia constituem a maior parte das garrafas, frascos, potes, janelas, bulbos e tubos de lâmpadas.
III) Os componentes do vidro são a sílica (SiO2) que é a matéria prima básica (areia) com função vitrificante, o potássio (K2O), a alumina (Al2O3) que aumenta a resistência mecânica, o sódio (Na2SO4), o magnésio (MgO) que garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica e o cálcio (CaO) que proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
IV) Um dos principais vidros óxidos é o de borossilicato que tem baixa expansão, boa resistência ao choque térmico e tem uso na indústria química.
V) Um dos principais vidros óxidos é o plúmbico ou de chumbo, que é fundido facilmente, tem boas propriedades elétricas e é usado em lentes e vidros “cristal”.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I e II estão corretas;
As afirmações II, III, V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e IV estão corretas;
As afirmações I, III e IV estão corretas;
Para efeito da dosagem inicial, o modo como pretende conduzir a dosagem, de acordo com o qual será fixado o desvio padrão Sd por um determinado critério. Analise as seguintes condições sobre o desvio padrão.
I) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, todos os materiais forem medidos em peso e houver medidor de água, corrigindo-se as quantidades de agregados miúdos e de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, e houver garantia de manutenção, no decorrer da obra, da homogeneidade dos materiais a serem empregados, Sd = 4,0 MPa.
II) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 5,5 MPa.
III) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 7,0 MPa.
IV) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 7,0 MPa.
V) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 4,0 MPa.
Quanto às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
As afirmações II, III e V estão corretas;
As afirmações I, II, III e IV estão corretas;
Tendo relevante desempenho na aquisição de um concreto aplicável às suas finalidades, a água de amassamento busca especial cautela no que diz respeito a qualidade. Assim, considere sobre a qualidade da água utilizada para a fabricação do concreto.
I) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água precária prejudicando a qualidade do concreto, por outro lado para o consumo a água não é imprópria.
II) A adequação da água à fabricação do concreto algumas especificações demandam apenas que ela seja limpa e independente de substâncias deletérias.
III) Se a água não deriva de fonte de qualidade legitimada devem passar por ensaios comparativos de resistência que irá verificar a compressão em corpos de argamassa ou de concreto.
IV) A possibilidade de uma água ser ou não utilizada como água de amassamento está acondicionada a duas questões fundamentais, como quais as impurezas que, carregadas pela água, afetam negativamente o concreto, e qual o teor máximo permissível de impurezas.
V) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água adequada para o uso e com a qualidade do concreto, pois lado para o consumo a água não é imprópria.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As substâncias localizadas nas águas naturais, são formadas predominantemente por sais, dos quais se manifestam pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
Apenas a afirmação V está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Aditivos na construção civil tem por definição, todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Assim, pode-se considerar sobre os aditivos.
I) Podem aumentar a plasticidade ou a trabalhabilidade do concreto.
II) Podem reduzir o consumo de cimento.
III) Podem alterar, acelerando ou retardando o tempo de pega do concreto ou argamassa.
IV) Podem aumentar a durabilidade inibindo a corrosão de armaduras, neutralizar as reações álcali-agregados.
V) Podem reduzir o efeito do ataque por sulfatos e podem ainda diminuir a permeabilidade.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
Vidros de Borossilicato
Vidros de Sílica fundida ou Quartzo
Vidros com Lâminas (Impressos)
Vidros de silicato de alumínio
Vidros de Chumbo
A seguir um trecho do artigo técnico do Centro Técnico de Elaboração do Vidro da Saint-Gobain: “As propriedades dos materiais são ditadas pelo tipo de ligações interatômicas, pela microestrutura e pelos defeitos. Devido à vastíssima, quase infinita, faixa de composição química dos vidros, onde a maioria dos elementos da tabela periódica pode ser incorporada, estes apresentam uma ampla variação de propriedades mecânicas, óticas, térmicas, elétricas e químicas. As cerâmicas (materiais cristalinos) também englobam uma vasta faixa de propriedades, e até nossa intuição pode falhar em distinguir um vidro de uma cerâmica. Várias cerâmicas são transparentes e vários vidros são opacos! Somente técnicas experimentais avançadas, como a difração de raios-X, podem realmente diferenciar vidros de cerâmicas?” Em relação ao vidro, considere as afirmações.
I) O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolante.
II) Para reduzir a solubilidade dos vidros de silicatos alcalinos mantendo-se a facilidade de fusão, são incluídos na composição, fluxos estabilizantes no lugar de fluxos alcalinos. O óxido estabilizante mais utilizado é o de cálcio, muitas vezes junto com óxido de magnésio. Estes vidros são comumente chamados de sodo-cálcicos. Eles compreendem, de longe, a família de vidros mais antiga e largamente utilizada. Vidros sodo-cálcicos foram usados pelos antigos egípcios, enquanto hoje em dia constituem a maior parte das garrafas, frascos, potes, janelas, bulbos e tubos de lâmpadas.
III) Os componentes do vidro são a sílica (SiO2) que é a matéria prima básica (areia) com função vitrificante, o potássio (K2O), a alumina (Al2O3) que aumenta a resistência mecânica, o sódio (Na2SO4), o magnésio (MgO) que garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica e o cálcio (CaO) que proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
IV) Um dos principais vidros óxidos é o de borossilicato que tem baixa expansão, boa resistência ao choque térmico e tem uso na indústria química.
V) Um dos principais vidros óxidos é o plúmbico ou de chumbo, que é fundido facilmente, tem boas propriedades elétricas e é usado em lentes e vidros “cristal”.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I e II estão corretas;
As afirmações II, III, V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e IV estão corretas;
As afirmações I, III e IV estão corretas;
Para efeito da dosagem inicial, o modo como pretende conduzir a dosagem, de acordo com o qual será fixado o desvio padrão Sd por um determinado critério. Analise as seguintes condições sobre o desvio padrão.
I) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, todos os materiais forem medidos em peso e houver medidor de água, corrigindo-se as quantidades de agregados miúdos e de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, e houver garantia de manutenção, no decorrer da obra, da homogeneidade dos materiais a serem empregados, Sd = 4,0 MPa.
II) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 5,5 MPa.
III) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 7,0 MPa.
IV) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 7,0 MPa.
V) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 4,0 MPa.
Quanto às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
As afirmações II, III e V estão corretas;
As afirmações I, II, III e IV estão corretas;
Tendo relevante desempenho na aquisição de um concreto aplicável às suas finalidades, a água de amassamento busca especial cautela no que diz respeito a qualidade. Assim, considere sobre a qualidade da água utilizada para a fabricação do concreto.
I) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água precária prejudicando a qualidade do concreto, por outro lado para o consumo a água não é imprópria.
II) A adequação da água à fabricação do concreto algumas especificações demandam apenas que ela seja limpa e independente de substâncias deletérias.
III) Se a água não deriva de fonte de qualidade legitimada devem passar por ensaios comparativos de resistência que irá verificar a compressão em corpos de argamassa ou de concreto.
IV) A possibilidade de uma água ser ou não utilizada como água de amassamento está acondicionada a duas questões fundamentais, como quais as impurezas que, carregadas pela água, afetam negativamente o concreto, e qual o teor máximo permissível de impurezas.
V) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água adequada para o uso e com a qualidade do concreto, pois lado para o consumo a água não é imprópria.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As substâncias localizadas nas águas naturais, são formadas predominantemente por sais, dos quais se manifestam pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
Apenas a afirmação V está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Aditivos na construção civil tem por definição, todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Assim, pode-se considerar sobre os aditivos.
I) Podem aumentar a plasticidade ou a trabalhabilidade do concreto.
II) Podem reduzir o consumo de cimento.
III) Podem alterar, acelerando ou retardando o tempo de pega do concreto ou argamassa.
IV) Podem aumentar a durabilidade inibindo a corrosão de armaduras, neutralizar as reações álcali-agregados.
V) Podem reduzir o efeito do ataque por sulfatos e podem ainda diminuir a permeabilidade.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
As afirmações I e II estão corretas;
As afirmações II, III, V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e IV estão corretas;
As afirmações I, III e IV estão corretas;
Para efeito da dosagem inicial, o modo como pretende conduzir a dosagem, de acordo com o qual será fixado o desvio padrão Sd por um determinado critério. Analise as seguintes condições sobre o desvio padrão.
I) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, todos os materiais forem medidos em peso e houver medidor de água, corrigindo-se as quantidades de agregados miúdos e de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, e houver garantia de manutenção, no decorrer da obra, da homogeneidade dos materiais a serem empregados, Sd = 4,0 MPa.
II) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 5,5 MPa.
III) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 7,0 MPa.
IV) Quando houver assistência de profissional legalmente habilitado, especializado em tecnologia do concreto, o cimento for medido em peso e os agregados em volume, e houver medidor de água, com correção do volume do agregado miúdo e da quantidade de água em função de determinações frequentes e precisas do teor de umidade dos agregados, Sd = 7,0 MPa.
V) Quando o cimento for medido em peso e os agregados em volume e houver medidor de água, corrigindo-se a quantidade de água em função da umidade dos agregados simplesmente estimada, Sd = 4,0 MPa.
Quanto às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
As afirmações II, III e V estão corretas;
As afirmações I, II, III e IV estão corretas;
Tendo relevante desempenho na aquisição de um concreto aplicável às suas finalidades, a água de amassamento busca especial cautela no que diz respeito a qualidade. Assim, considere sobre a qualidade da água utilizada para a fabricação do concreto.
I) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água precária prejudicando a qualidade do concreto, por outro lado para o consumo a água não é imprópria.
II) A adequação da água à fabricação do concreto algumas especificações demandam apenas que ela seja limpa e independente de substâncias deletérias.
III) Se a água não deriva de fonte de qualidade legitimada devem passar por ensaios comparativos de resistência que irá verificar a compressão em corpos de argamassa ou de concreto.
IV) A possibilidade de uma água ser ou não utilizada como água de amassamento está acondicionada a duas questões fundamentais, como quais as impurezas que, carregadas pela água, afetam negativamente o concreto, e qual o teor máximo permissível de impurezas.
V) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água adequada para o uso e com a qualidade do concreto, pois lado para o consumo a água não é imprópria.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As substâncias localizadas nas águas naturais, são formadas predominantemente por sais, dos quais se manifestam pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
Apenas a afirmação V está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Aditivos na construção civil tem por definição, todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Assim, pode-se considerar sobre os aditivos.
I) Podem aumentar a plasticidade ou a trabalhabilidade do concreto.
II) Podem reduzir o consumo de cimento.
III) Podem alterar, acelerando ou retardando o tempo de pega do concreto ou argamassa.
IV) Podem aumentar a durabilidade inibindo a corrosão de armaduras, neutralizar as reações álcali-agregados.
V) Podem reduzir o efeito do ataque por sulfatos e podem ainda diminuir a permeabilidade.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
As afirmações II, III e V estão corretas;
As afirmações I, II, III e IV estão corretas;
Tendo relevante desempenho na aquisição de um concreto aplicável às suas finalidades, a água de amassamento busca especial cautela no que diz respeito a qualidade. Assim, considere sobre a qualidade da água utilizada para a fabricação do concreto.
I) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água precária prejudicando a qualidade do concreto, por outro lado para o consumo a água não é imprópria.
II) A adequação da água à fabricação do concreto algumas especificações demandam apenas que ela seja limpa e independente de substâncias deletérias.
III) Se a água não deriva de fonte de qualidade legitimada devem passar por ensaios comparativos de resistência que irá verificar a compressão em corpos de argamassa ou de concreto.
IV) A possibilidade de uma água ser ou não utilizada como água de amassamento está acondicionada a duas questões fundamentais, como quais as impurezas que, carregadas pela água, afetam negativamente o concreto, e qual o teor máximo permissível de impurezas.
V) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água adequada para o uso e com a qualidade do concreto, pois lado para o consumo a água não é imprópria.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As substâncias localizadas nas águas naturais, são formadas predominantemente por sais, dos quais se manifestam pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
Apenas a afirmação V está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Aditivos na construção civil tem por definição, todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Assim, pode-se considerar sobre os aditivos.
I) Podem aumentar a plasticidade ou a trabalhabilidade do concreto.
II) Podem reduzir o consumo de cimento.
III) Podem alterar, acelerando ou retardando o tempo de pega do concreto ou argamassa.
IV) Podem aumentar a durabilidade inibindo a corrosão de armaduras, neutralizar as reações álcali-agregados.
V) Podem reduzir o efeito do ataque por sulfatos e podem ainda diminuir a permeabilidade.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As substâncias localizadas nas águas naturais, são formadas predominantemente por sais, dos quais se manifestam pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
Apenas a afirmação V está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Aditivos na construção civil tem por definição, todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Assim, pode-se considerar sobre os aditivos.
I) Podem aumentar a plasticidade ou a trabalhabilidade do concreto.
II) Podem reduzir o consumo de cimento.
III) Podem alterar, acelerando ou retardando o tempo de pega do concreto ou argamassa.
IV) Podem aumentar a durabilidade inibindo a corrosão de armaduras, neutralizar as reações álcali-agregados.
V) Podem reduzir o efeito do ataque por sulfatos e podem ainda diminuir a permeabilidade.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
Apenas a afirmação V está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta;
Aditivos na construção civil tem por definição, todo produto que adicionado em pequena proporção em argamassas ou concretos, no momento da mistura, com a finalidade de modificar, no sentido favorável, as propriedades desse conglomerado, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Assim, pode-se considerar sobre os aditivos.
I) Podem aumentar a plasticidade ou a trabalhabilidade do concreto.
II) Podem reduzir o consumo de cimento.
III) Podem alterar, acelerando ou retardando o tempo de pega do concreto ou argamassa.
IV) Podem aumentar a durabilidade inibindo a corrosão de armaduras, neutralizar as reações álcali-agregados.
V) Podem reduzir o efeito do ataque por sulfatos e podem ainda diminuir a permeabilidade.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
As afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que identifica corretamente a consistência da argamassa representada:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca
Complete corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta:
A _____________________ da argamassa é a característica que permite que ela possa ser distribuída facilmente ao ser assentada preenchendo todas as reentrâncias:
Plástica
Fluida
Mista
Resistente
Seca